"Foram anos de crença, esses anos rebeldes. Acreditava-se no homem e no mundo, no marxismo e na psicanálise, na política e na moral e tinha-se fé na Revolção que ia mudar o país, a terra e a humanidade. Foram anos generosos. Por isso, revivê-los hoje é quase uma obrigação, além de necessidade histórica."
Zuenir Ventura

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Documentos para analise no trabalho final

Boa tarde,


Dentro do contexto da nossa proposta de trabalho, vamos analisar documentos da época da ditadura e que se relacionem a censura. Os documentos que serão analisados são estes aqui:



Documento 1: Lei 5250/1967 Lei conhecida com a lei da censura. Lei que regulamentava o poder do Governo em censurar atos que fossem considerados ofensivos para o país.


Para visualizar o documento clique aqui.

Documento 2: Ato Institucional n°5 de 13 de dezembro de 1968. Ato do governo que retirava a liberdade de manifestação. Quem desobedece ao AI-5 seria preso.

 

Documento 3: Texto confidencial que avisa sobre homenagem a grupo americano "Black Power". Governo considera que o grupo é de bases extremistas e que não possui mensagem útil a juventude brasileira.


Documento 4: Documento que avisa sobre gesto considerado dos comunistas que o Cantor Erasmo Carlos fez no programa do apresentador Silvio Santos.


Documento 5: Documento de censura a música Muleque Sacana de Rita Lee.
 
Para visualizar o documento clique aqui
 
Documento 6: Documento de censura a música Somos o Que Você Quiser de Zé Rodrix e Paulo Coelho.
 
Para visualizar o documento clique aqui

Documento 7: Documento da censura autorizando a divulgação da música Nada Será Como Antes de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos.

Para visualizar o documento clique aqui

Documento 8: Documento de censura a propagando considerada subversiva.
 
Para visualizar o documento clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário